Assistência e prioridade ao viajar


Mulheres grávidas

As recomendações para as mulheres grávidas costumam variar dependendo de cada mulher. Recomenda-se consultar com o médico antes de fazer uma viagem, principalmente em casos de gravidez de alto risco.

Estado de gravidez

Recomendação

Mulheres com menos de 30 semanas de gravidez

  • Podem viajar sem certificado médico, sempre e quando se verifique que não haja algum impedimento adicional.

Mulheres com mais de 30 semanas de gestação

  • Deve apresentar no balcão um certificado do seu médico, que a autoriza a fazer a viagem e onde indique em que semana da sua gravidez se encontra.
  • Todas as passageiras viajando durante o período de gestação depois do 30 semanas devem assinar o Formulário de Isenção de Responsabilidade, exonerando a linha aérea de qualquer contratempo relacionado com o seu estado de gravidez.
  • Em voos internacionais, quando a viagem for realizada com 7 dias de antecedencia à data do parto, é exigido uma declaração médica expedida num prazo de até 72 horas antes da data da viagem. A declaração deve indicar que a passageira está fisicamente apta a viajar e que a data provável do parto é posterior à data do último voo.
  • Para voos saindo da Colômbia, toda mulher grávida de sete meses ou mais deverá apresentar uma declaração médica com no máximo 12 horas de expedição anteriores à viagem que será realizada.
  • O embarque não será autorizado somente se sinais físicos de início de trabalho de parto se apresentam.

Mulheres com bebês recém-nascidos

Se tiverem que viajar, devem esperar até que o bebê tenha pelo menos 7 dias de vida.

 

Passageiros com necessidades especiais (PNAE)

Considera-se que um passageiro possui necessidades especiais quando o mesmo, por problemas físicos ou mentais, se encontrar substancialmente limitado em algumas de suas atividades ou em todas elas, seja temporariamente ou permanentemente, ou se possui antecedentes de alguma limitação, pessoa com deficiência, pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestante, lactante, pessoa acompanhada por criança de favor nos informar caso você precise de assistência especial. Faremos o possível para atender às suas necessidades e tornar sua viagem uma experiência agradável.

Passageiros cegos ou com deficiência auditiva

  • Passageiros com deficiências visual ou auditiva poderão viajar sem acompanhante.
  • Os passageiros que apresentem as duas condições, mas possam estabelecer alguma forma de comunicação com o a equipe que seja suficientemente adequada para permitir a transmissão das instruções de segurança, serão igualmente aceitos.
  • Aqueles passageiros que possuem as duas deficiências, mas não possam estabelecer alguma forma de comunicação, deverão viajar em companhia de um acompanhante ou assistente. Copa Airlines oferece ao acompanhante um desconto de 80% na passagem aérea en Brasil.
  • Será permitido o embarque de elementos que ajudem o passageiros, se estes cumprirem com os regulamentos da bagagem de mão e não serão contados como peça adicional.
  • As cadeiras de rodas são consideradas ‘elementos prioritários’ sobre o resto da bagagem e carga.

Os passageiros com transtornos mentais que viajam com acompanhantes

Aqueles passageiros com transtornos mentais que se encontrem internados deverão viajar com um acompanhante certificado durante toda a viagem.

  • O acompanhante deverá apresentar credenciais de seu local de trabalho, na que inclua uma assinatura de autorização.
  • A certificação médica deve ser expedida no máximo 12 horas antes da saída do voo.
  • O passageiro com transtorno mental deverá sentar-se na cadeira ao lado da janela, enquanto que o acompanhante se sentará junto a ele.
  • O passageiro e acompanhante deverão contar com reservas confirmadas até o destino final. As reservas deverão ser realizadas com um mínimo de 24 horas de antecedência.

Acompanhante

Para garantir a segurança de todos os clientes ,inclusive os que tenham necessidades especiais, alguns passageiros precisam obrigatoriamente viajar com um acompanhante. Veja em quais situações o acompanhante é obrigatório:

  1. Se não for capaz de compreender ou responder adequadamente às instruções de segurança, devido a uma deficiência mental;
  2. Se não for capaz de sair sozinho do avião, em uma situação de emergência;
  3. Caso possua deficiência auditiva ou visual grave, que o impeça que ele se comunique com os funcionários da Copa Airlines.
  4. Passageiro que não pode realizar suas necessidades fisiológicas sozinho.

É importante lembrar também que a pessoa que fará esse acompanhamento precisa ser capaz de cuidar das necessidades pessoais e médicas do cliente passageiro. Acompanhante deve ter mais de 18 e menos de 60 anos.

Para viajar, estes clientes precisam preencher o Formulário MEDIF. Depois de confirmada a necessidade do auxilio, a Copa Airlines oferece ao acompanhante um desconto de 80% na passagem aérea.Para o desconto, os passageiros devem trazer MEDIF para um escritório de vendas.*

* Aplicável apenas para residentes e nacionais brasileiros saindo do Brasil.

Assistência no aeroporto

A maioria dos aeroportos nos quais a Copa Airlines tem sistemas atuas de visualização de informações de voos (FIDS). O nosso equipe nas salas de embarque oferece informações verbais sobre os voos, incluindo anúncios de embarque e quaisquer irregularidades nos voos. Pedimos aos passageiros com deficiências sensoriais que comuniquem suas necessidades especiais para nosso equipe em cada ponto de contato nos aeroportos.

Assistência durante o voo

Cartão de segurança em Braile

Cada avião da Copa Airlines possui cartões de instruções de segurança em Braile para passageiros com problemas de visão. Nosso equipe a bordo também proporcionará instruções individuais de segurança para passageiros que precisarem ajuda especial antes da decolagem. Notifique nosso pessoal na sala de embarque se precisar dessas informações, para que possamos transmitir sua solicitação a nossa equipe a bordo.

Instruções de segurança individuais

Os passageiros podem solicitar instruções de segurança individuais para garantir que estejam corretamente informados sobre instruções de segurança. Essas instruções individuais podem incluir uma explicação de onde e quando sair e um questionário sobre a maneira mais adequada de ajudar o passageiro.

Assistência a bordo

Nosso equipe a bordo oferecerá assistência os passageiros com necessidades especiais nas seguintes circunstâncias:

  • Para se sentar e levantar do assento durante a embarque e o desembarque.
  • Para entrar e sair do banheiro a bordo.
  • Para carregar e descarregar bagagem de mão e outros aparelhos ortopédicos guardados a bordo no avião.
  • Com os preparativos das comidas, abrindo pacotes e identificando os itens.

Nosso equipe a bordo não pode ajudar com nenhum serviço médico, dentro do banheiro, nem com a alimentação em si.

Controle de segurança

A Administração de Segurança no Transporte dos Estados Unidos (TSA por suas siglas em inglês) e as entidades de segurança nos diferentes destinos para onde viajamos, exigem a revisão da segurança nos aeroportos para todos os passageiros, incluindo aqueles com deficiências.

view.atdmt.com/action/nmgcop_CopaNewHomepage_1