Bagagem

|

|

O passageiro é responsável por todos os documentos necessários para garantir a saída e a entrada do seu animal de estimação, tanto das cidades de origem quanto às de trânsito e destino de sua viagem. Isto inclui qualquer requisito adicional ou especial que lhe seja exigido pelas disposições legais e regulamentárias em vigor nos países de partida, trânsito e destino. Para conhecer os requisitos necessários para manter o seu animal de estimação em cumprimento com as leis, favor entrar em contato com as autoridades sanitárias de cada país.


Viagens de/para destinos específicos

Viaje com animais de estimação para Bogotá

Todos os passageiros em trânsito nacional que entrarem com animais de estimação (cães e gatos) na Colômbia por Bogotá, devem verificar a condição sanitária de seus animais. Uma vez que chegarem com seus animais e façam escala em Bogotá com destino a outras cidades na Colômbia, devem registrar e apresentar o animal de estimação ao escritório do ICA, localizado na ala internacional do Aeroporto El Dorado. Para realizar a inspeção sanitária e a devida avalição de documentos, você deve apresentar aos funcionários do ICA cópias originais e simpes da certidão de boa saúde e carteira de vacina de acordo com a idade.

Se o animal possui todos os documentos solicitados e a inspeção física for satisfatória, receberá o Certificado de Inspeção Sanitária (CIS); caso contrário, o animal será retido e o passageiro terá 5 (cinco) dias para apresentar os documentos solicitados ou caso não o faça, o animal será enviado de volta. Os animais de estimação retidos não podem ser retirados da ala internacional e os cuidados em relação à alimentação, água e logística são de responsabilidade do passageiro.

O escritório do ICA presta seus serviços 24 horas por dia na ala internacional e devem ser pagos os valores estabelecidos no Artigo N° 9 da Resolução ICA N°005045 de 2011. A tarifa básica para voos internacionais em 2012.

  • horário normal: $36.500 pesos colombianos (COP).
  • horário especial (fora dos horário de trabalho, noites, madrugadas, feriados): $54.750 pesos colombianos (COP).

Viajando com animais de estimação de Equador

Passageiros viajando do Equador com animais de estimação devem, antes da data do voo, conseguir uma autorização dada pelo AGROCALIDAD, departamento do Ministério da Agricultura e Pecuária do Equador. Esta autorização pode ser obtida ao apresentar certificado de vacina, declaração de boa saúde do médico veterinário e autorização zoo-sanitária do animal de estimação. Tal autorização deve ser obtida inclusive se o animal de estimação entrou no Equador portando um documento similar outorgado em sua cidade de origem. Tal permissão deve ser validada pela autoridade indicado do Ministério no Equador.

Lembramos que animais de estimação com menos de oito semanas de vida não terão autorização para embarcar pois antes desse período o quadro de vacinação ainda não está completo.


Viagens com animais de estimação até a Jamaica

Somente se permite o ingresso de cães e gatos provenientes da Grã Bretanha, Irlanda do Norte e Irlanda. Animais procedentes de outros países não podem entrar na Jamaica já que não há instalações de quarentena disponíveis na ilha. A entrada de todos os cães e gatos que provenham dos países supracitados deve ser acompanhada por uma licença de importação da Divisão de Serviços Veterinários do Ministério da Agricultura da Jamaica antes de chegar à ilha.


Viajando com animais de estimação para Nassau, Bahamas

Todos os animais de estimação devem ter uma autorização prévia de entrada a Bahamas antes do voo. É de responsabilidade do passageiro entrar em contato com as autoridades para conseguir esta autorização antes da viagem.


Viajando com animais de estimação para o Panamá

Passageiros que viajam com animais de estimação para o Panamá devem atender aos seguintes requisitos:

  1. Ter um certificado ou licença de exportação emitido pela autoridade de saúde de pequenos animais no país deorigem, afirmando que está vacinado contra a raiva. Este certificado/licença tem uma validdade de 2 meses.
  2. Ter um certificado de boa saúde do animal, autenticado pelo Consulado do Panamá no país de origem.
  3. Ter um certificado de vacinação antirrábica do animal.
  4. Notificar 3 (três) dias antes da chegada do(s) animal(is) de estimação, preenchendo o formulário Pedido de quarentena domiciliar (disponível somente em espanhol). Para mais informações, mande um e-mail para:  cam@minsa.gob.pa
  5. O responsável pelo(s) animal(is) de estimação deverá apresentar esses documentos para o veterinário do Departamento de Controle de Zoonoses no Aeroporto Internacional de Tocumen, que verifica sua documentação.
  6. Ao cumprir aos requisitos, o(s) animal(is) de estimação será(ão) entregue(s) para a pessoa responsável. Caso não forem cumpridos, o(s) animal(is) de estimação é (são) devolvido(s) para o seu país de origem, utilizando os serviços da companhia aérea utilizados para chegar ao país.
  7. A taxa de processamento do trâmite de quarentena é de US $146 em dinheiro por animal de estimação.

Observação:  o horário de funcionamento desse serviço no aeroporto é das 08:00 às 23:00 h de segunda a sexta-feira. Animais de estimação que chegam depois do horário ou em feriados permanecem no canil do aeroporto.

view.atdmt.com/action/nmgcop_CopaNewHomepage_1