Terminou com sucesso a campanha "O Panamá é possível" da ATP e da Copa Airlines para promover o Panamá no exterior

  • A campanha foi o maior esforço pontual entre a ATP e uma companhia aérea para promover o Panamá no exterior.
  • A campanha atraiu mais de 39.000 turistas adicionais ao Panamá no segundo semestre de 2013, superando amplamente as expectativas.

Cidade do Panamá, 6 de fevereiro de 2014 – A Autoridade de Turismo do Panamá (ATP) e a Copa Airlines apresentaram os resultados da campanha publicitária "O Panamá é possível", que foi criada e implementada de maneira conjunta entre ambas as instituições para promover o Panamá nos países onde a companhia aérea panamenha voou durante o segundo semestre de 2013. A campanha, que é a maior que se tenha realizado entre a ATP e uma companhia aérea, conseguiu mobilizar mais que o dobro de passageiros esperados como consequência da mesma, ao gerar mais de 39.000 viajantes adicionais que no mesmo período de 2012.

Esta estratégia comunicacional, cujo investimento foi de 2,5 milhões de dólares, tinha como objetivos primordiais posicionar o Panamá como um dos destinos mais atrativos para os viajantes na região, bem como mobilizar mais de 17.000 novos turistas ao Panamá entre julho e novembro de 2013, através de esforços de meios e apoio a atacadistas em países como Brasil, Colômbia e México.

Durante o período de execução da campanha, foram divulgados aos viajantes de mais de 20 países, os paraísos naturais mais exóticos e distintivos do país, bem como outras atrações turísticas como centros comerciais e de negócios. A campanha utilizou uma ampla variedade de meios e ferramentas de marketing tradicional e digital.

“"O Panamá é possível" superou todas as nossas expectativas. Inicialmente tínhamos planejado atrair uns 17.000 passageiros adicionais em quatro meses, mas conseguimos duplicar essa cifra com mais de 39.000 passageiros. Tudo isto graças a um esforço conjunto desenvolvido com a Autoridade de Turismo do Panamá, como nunca antes tinha se visto no Panamá” afirmou Joseph Mohan, Vice-presidente Sr. de Comercial e Planejamento da Copa Airlines.

Esta aliança estratégica se alavancou na experiência e no conhecimento da Copa Airlines como companhia aérea líder na região em matéria de promoção e diversidade de destinos. Da mesma forma, a campanha contou com todo o apoio e a experiência da ATP, que colaborou com o suporte logístico e os fundos promocionais.

“Não é a primeira vez que iniciamos uma campanha com a Copa Airlines. Em 2011 lançamos a campanha "Free Stop Over" (Visite o Panamá Grátis) com a qual conseguimos mobilizar mais de 70 mil passageiros em 2012. Graças à nova campanha "O Panamá é possível" alcançamos um resultado final de quase 40.000 passageiros adicionais durante o período de Julho a Outubro de 2013. Como mencionamos, é uma prova a mais de que as alianças público-privadas são um efetivo motor que, neste caso, desenvolve o turismo panamenho”, afirma Salomón Shamah, Administrador Geral da ATP.

Este esforço conjunto também alcançou resultados muito positivos em suas diferentes implementações, especialmente no ambiente digital. Por exemplo, o microsite www.descubrepanamaconcopa.com, onde se facilitou aos turistas e viajantes informação detalhada sobre o Panamá como país, ofertas de hotéis e a compra imediata de suas passagens aéreas, obteve quase um milhão de visitas em somente quatro meses. Além disso, o vídeo da campanha no YouTube chegou a 1.4 milhões de visitas, convertendo-se em um recorde para a empresa aérea panamenha e em um dos vídeos mais vistos originados no Panamá em todo o ano de 2013.

Em parte graças aos resultados positivos da campanha, a Copa Airlines aumentou o número de passageiros com destino ao Panamá em 14% durante o segundo semestre de 2013 com relação a 2012. Além disso, a campanha contribuiu para um segundo semestre histórico quanto a visitantes no Panamá, segundo mencionou a ATP.

view.atdmt.com/action/nmgcop_CopaNewHomepage_1