Reembolsos

1. Posso solicitar reembolso de uma passagem?

As passagens podem ou não serem reembolsáveis, dependendo das regras da tarifa que forem aplicadas à passagem que foi comprada. Nas regras da tarifa, está especificado se a passagem é reembolsável ou não, e também o montante que deverá ser descontado. Se sua passagem for reembolsável, será descontada a penalidade que tenha a tarifa.

Se a passagem não for reembolsável em dinheiro, o reembolso pode ser utilizado como forma de pagamento para nova passagem. Caso você não vá utilizar a passagem, somente podem ser reembolsadas as multas que se apliquem (impostos e taxas aeroportuárias), exceto os impostos não reembolsáveis.

Se sua passagem não foi utilizada, o pagamento total pago será reembolsado, descontando:

  • A penalidade especificada pela regra tarifária.
  • Impostos não reembolsáveis (em caso de existir) .

2. Para quem é feito o reembolso?

O reembolso será feito diretamente à pessoa que pagou a passagem, mediante a apresentação de prova satisfatória de compra (recibo de compra ou do cartão de crédito).

No caso de falecimento de um cliente, o reembolso será outorgado ao familiar imediato, mediante apresentação do atestado de óbito. Em caso de enfermidade, é necessário apresentar um atestado médico carimbado afirmando que a viagem é contraindicada. Se a solicitação é efetuada por morte ou enfermidade de um familiar direto, é necessário que a documentação inclua o nome do familiar e seu parentesco com o cliente. São considerados familiares diretos: cônjuges, filhos (incluindo adotivos), pais, irmão(s) ou irmã(s).

3. Quando posso solicitar o reembolso de uma passagem?

O reembolso deverá ser solicitado durante o período de validade da passagem. Depois da data de vencimento da passagem, não será possível solicitar o reembolso. Verifique com o nossa Central de Reservas o prazo de validade de sua passagem.

4. Onde devo solicitar o reembolso?

Deverá dirigir-se ao local onde a compra foi realizada:

  • Se a passagem foi comprada numa agência de viagens, deve dirigir-se a ela para solicitar o reembolso.
  • Se a compra foi realizada num Escritório de Vendas da Copa Airlines, deverá dirigir-se ao Escritório.
  • Se adquiriu a passagem na copa.com ou por intermédio de nossa Central de Reservas, clique aqui.

As passagens só poderão ser reembolsadas no país onde a compra foi realizada.O reembolso será feito na mesma moeda e na mesma forma de pagamento em que a compra foi realizada.

5. Quanto tempo demora para que o reembolso seja feito?

O tempo para o pagamento do reembolso depende da forma de pagamento ultizada na compra da passagem:

  • Se a passagem foi comprada com cartão de crédito: o reembolso aparecerá em uma das próximas faturas do cartão de crédito, a partir da solicitação do reembolso. Isso dependerá do ciclo de fatura da empresa que emite seu cartão de crédito.
  • Se a passagem foi comprada em dinheiro: o reembolso será feito de forma imediata ao cliente.
  • Se a passagem foi comprada com cheque: a passagem será reembolsada em cheque que será entregue ao cliente no prazo máximo de 10 dias úteis. Se o reembolso é solicitado depois de 30 dias que a passagem foi emitida, o cliente tem a opção de solicitar o reembolso em dinheiro, que, neste caso, será reembolsado de forma imediata. 

6. Posso solicitar devolução de penalidades, impostos ou outras multas que por erro foram cobrados de forma duplicada?

Nos casos em que por algum motivo alguma penalidade ou imposto tenha sido cobrado duas vezes, o cliente poderá solicitar sua devolução apresentando o comprovante que indique o pagamento das penalidades.

7. Qual é a política de reembolso da Copa Airlines caso o avião sofra falha mecânica ou outro inconveniente provocado pela companhia aérea?

Caso a Copa Airlines seja responsável pela interrupção do trajeto de um cliente, devido a causas atribuíveis, por exemplo, a falhas mecânicas da aeronave, manutenção, problemas logísticos com a equipe, entre outros, o cliente poderá solicitar um reembolso total ou parcial de sua passagem, segundo seja o caso. Esse tipo de reembolso se chama involuntário.

Quando o reembolso é involuntário, é possível solicitá-lo mesmo que a regra tarifária para a passagem estabeleça que ela não é reembolsável. Nestes casos, não se aplica as penalidades.

 

view.atdmt.com/action/nmgcop_CopaNewHomepage_1